Hoje faz exatamente quatro meses que realizamos oficialmete o lançamento da AMBAR, que aconteceu no dia 21 de novembro de 2019 no Sabático Bar em Belo Horizonte. A verdade é que a caminhada até aqui foi muito mais longa, ainda existem muitos caminhos para serem descobertos e percorridos em frente, mas foi a partir dessa data que conseguimos mostrar para vocês – com mais estrutura e organização – o que construímos até aqui.
De todo modo, essa data simbólica representa muito para nós, e aproveitamos o momento para criar um novo espaço de comunição e compartilhamento de idéias.
A ideia é que por aqui vocês nos conheçam melhor e que possamos dividir com vocês algumas experiências e informações a mais sobre chocolate, sobre a empresa, sobre empresas, sobre nós, sobre o mundo, sobre dicas e dificuldades e sobre outras várias coisas que fazem parte do universo ‘Bean to Bar’.
Queremos te conhecer, por isso todo comentário, opnião, sugestão, dica e crítica são super bem vindos e deixamos avisado que somos nós três quem receberemos o que chegar por aqui. Além disso, optamos por nós mesmas – Helena, Izabela e Renata – escrevermos sobre os temas para tornar a nossa comunicação com vocês ainda mais próxima.
Escrever é uma tarefa difícil, e escrever bem é uma tarefa mais difícil ainda, mas faremos isso da melhor forma possível e dentro das nossas limitações. A intenção por aqui é que esse seja um espaço livre, onde a gente possa expressar espontaneidade e verdade.
E para dar início a esse novo projeto vamos compartilhar com vocês um pouco de como foi a organização do lançamento da AMBAR.
Visão dos bastidores
Por Helena Avelar
Organizar um evento não é tão simples como parece, e na construção de uma empresa nova, tudo que quem vê de fora como detalhe é, para quem vivencia de dentro, uma lista infinita de tarefas para cumprir em tempo determinado.
O evento já estava levemente desenhado desde antes de a marca existir nas redes sociais, mas era só mais um no meio dos vários “detalhes” que nós precisávamos resolver para fazer a marca existir. Marcamos na nossa programação duas datas diferentes, mas somente na terceira conseguimos fazer acontecer, pois demoramos para entender que para fazer um evento viável e legal, precisávamos de organização e pessoas para nos ajudar.
- Dinheiro;
- Criação de estratégias pré evento;
- Execução das ações e ideias desenvolvidas;
- Criação do cenário do evento;
- Montagem do evento;
- Cobertura do evento;
- Logistica do evento;
- Execução dos produtos;
- Desmontagem do evento;
- Análise dos resultados.
São muitos os detalhes dentro desse “detalhe”.
Nosso orçamento desde o começo era bem curto, e a única forma de tudo acontecer era encontrando pessoas cujo propósitos se cruzavam com os nossos e criando parcerias.
A Gabriela Duarte da APANELA Branding (@apanelabranding) foi a responsável por fazer toda a organização pré evento e logítica do dia do evento. Além disso, a forma como ela trabalha é completamente acolhedora, nos permitindo usar toda a nossa criatividade e ideias sem nos preocuparmos com dinheiro. Apesar de nem todas as idéias terem saído do papel, as que saíram foram concretizadas para além das nossas expectativas.
Demoramos quase um ano para finalizar tudo relacionado à imagem da marca e entendemos a importância do impacto visual para uma empresa, e em um evento de lançamento a regra continua a mesma, o que para nós foi um desafio visto o tempo e dinheiro que tínhamos.
A cenografia e decoração foi toda feita pelo Gustavo Wolff e pela Bel Diniz do Estúdio Loba (@estudioloba) que também foram os responsáveis pela montagem da nossa Mesa Sensorial, um espaço que criamos para que cada convidado pudesse conhecer, através dos sentidos, o processo de produção do chocolate ‘Bean to Bar’.
Um detalhe não menos importante, mas que as TV não mostra, é a sorte que tivemos de estarem podando as palmeiras na UFMG enquanto eu estava na aula dois dias antes do evento. Flores e arranjos são caros, e claro que eu não poderia deixar tantas folhas de palmeiras serem descartadas (elas eram perfeitas para o complemento decorativo). Resultado: andei durante dois dias com o carro parecendo a Mata Atlântica.
Para a experiência AMBAR acontecer, criamos um ambiente onde tudo envolvia alguma parte do processo de produção do chocolate. E ao entrar na festa, as pessoas eram convidadas a visitar a mesa sensorial, a pegar um ‘welcome drink’ desenvolvido e feito na hora pela Cibele Guimarães (@drinksporjezebel) utilizando cacau, nibs, cumaru e Gin YVY (@yvy.destilaria), e a conhecer o sorvete da Alento (@alentosorvetes) feito com nosso chocolate 85% cacau.
E para complementar essa experiência doce, uma mesa completa de bombons de variadas formas, cores e sabores, o chá gelado de casca de cacau adoçado com jabuticaba, desenvolvido pela Eugênia Kelles (@anacuradachas), e as bruschettas salgadas porém com elementos da produção e chocolate produzidadas pela cozinha do Sabático (@sabáticobh), onde tudo aconteceu.
Saímos de lá sem palavras e com a certeza de que quanto mais pessoas somos, maiores são as construções que realizamos e mais longe chegam as nossas mensagens. Teve mão, amor e carinho de muitas pessoas que se identificaram com o nosso propósito, e sem o apoio dos nosso amigos e familiares nada disso teria acontecido.
Teve voz e violão ao vivo, DJ, gente recebendo as pessoas na porta e conferindo a lista, gente servindo sorvete, explicando para cada convidado a mesa sensorial, a mesa de doces e fazendo todos as vendas do lançamento de natal.
Quem são? Rafael Pessoa (voz e violão) e Pedro Miranda (DJ) amigos da UFMG, Letícia Teles (recebendo os convidados) amiga da vida, Amanda de Morais (recebendo os convidados) amiga da UFMG, Carol Boas (servindo sorvete) amiga da vida, Danielle Borges (explicando a mesa sensorial) amiga da vida, Mariana Avelar (explicando a mesa sensorial) mãe, Júlia Avelar (realizando as vendas) irmã.
No vídeo vocês conseguem sentir um pouco mais da energia do evento, que foi lindo, mas não foi fácil e sempre tem algum detalhe do qual nos esquecemos. No dia seguinte, adivinhem quem estava de manhã no Sabático jogando água e esfregando o chão porque esquecemos de organizar a faxina.